Conecte-se conosco

Dicas e tutoriais

Aplicativo da CNH Digital no Celular

Até recentemente, muitos motoristas recebiam multas desnecessárias quando eram parados em blitz por esquecerem a habilitação em casa. Com o avanço da tecnologia, os motoristas não precisam mais se preocupar com isso, pois a CNH Digital no celular permite que o documento esteja sempre à mão.

A CNH Digital é uma versão digital (eletrônica) da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o mesmo valor legal da impressa. Sua obtenção é opcional, realizada pelo próprio motorista.

A carteira de habilitação digital tem fotografia e identificação do condutor, assim como a documentação física. Além disso, ela tem fé pública. Isso significa que pode ser usado como prova de identidade em todo o país.

Quer saber como gerar a sua CNH Digital? Continue a leitura!

Qual é a validade da carteira de motorista digital?

A carteira de motorista digital possui a mesma validade que consta no seu documento impresso.

Mas, para ser válida, a CNH precisa conter o QR Code de segurança. Isso é o que permitirá que os agentes da lei confirmem a autenticidade do documento.

Caso sua CNH não possua o QR Code, solicite a segunda via do documento. Para isso, você deve se dirigir a uma unidade do DETRAN com os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (original e cópia);
  • CPF (original e cópia) – Somente se o número do CPF não estiver presente no RG;
  • Comprovante de residência emitido nos últimos 3 meses (original e cópia). Pode ser uma conta de energia ou internet, por exemplo.

Não é necessário tirar uma foto 3×4; a foto é tirada no local. No entanto, há uma pequena taxa para o serviço, que varia de acordo com o estado.

Como obter CNH Digital?

Para ter a sua CNH Digital é muito simples, não é preciso contratar nenhum serviço especializado.

  1. Vá até a loja de aplicativos do seu celular e pesquise por “Carteira Digital de Trânsito”. A CNH está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS;
  2. Em seguida, faça o cadastro no aplicativo. Nesse momento, pode ser solicitado o reconhecimento facial do condutor;
  3. O usuário receberá um e-mail e deverá clicar no link para ativar o processo de registro.
  4. Após confirmar a validação, você precisará inserir o número do seu celular;
  5. Este aplicativo exige que o usuário crie uma senha de quatro dígitos, que deve ser digitada toda vez que acessar o documento digital;
  6. Depois disso, você já terá acesso ao seu documento, mesmo offline, ou seja, sem internet. Será possível acessar a licença no seu celular.

Além da CNH, também é possível baixar no mesmo aplicativo a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (Documento do Veículo).

Se você não conseguir gerar sua CNH Digital por meio desse passo a passo, será necessário ir até uma unidade do Detran e solicitar o documento.

Por fim, recomendamos que você faça um teste para verificar se a CNH-e está funcionando corretamente antes de pegar o volante. Além disso, é sempre bom ter o documento impresso no veículo, caso seu celular eventualmente fique sem bateria.